Workshop Hortas regenerativas em família
Os cientistas já referem a época actual como uma nova era geológica e designam-na de Antropocénico – A Época da Humanidade – como referência ao impacto profundo que a atividade humana deixará no registo fóssil.
As evidências sugerem que estamos a testemunhar o 6º evento de extinção em massa dos cerca de 4600 milhões de anos da história do planeta, 65 milhões de anos após o último evento de extinção em massa, responsável pela extinção de aproximadamente 75% das espécies.
Assim, a crise climática e económica, a perda de biodiversidade, a insegurança alimentar são alguns dos grandes desafios da atualidade e com os quais a Humanidade terá de debater-se e encontrar respostas eficientes e urgentes. As hortas regenerativas são uma forma de intervenção local para estes e outros desafios globais.
Conteúdos do workshop (módulos teóricos e práticos):
Contextualização: As grandes problemáticas do século XXI
A horta, uma forma de intervenção: ação local, pensamento global.
Hortas tradicionais vs Hortas regenerativas
O Solo: constituintes essenciais, a sua formação e a sua construção
A Sucessão Natural
Princípios de design e prática ecológica
Padrões, formas e estética natural
A compostagem
A colcha orgânica
Como proteger a horta de “pragas”?
Capturar, conservar e usar água.
Observações: Pretende-se que no final do workshop os participantes estejam conscientes da importância desta forma de ação local no panorama climático global e tenham desenvolvido ou participado ativamente no desenvolvimento de um canteiro hortícola regenerativo. Pretende-se ainda que tenham integrado os conhecimentos mínimos necessários para realizar os seus futuros próprios canteiros.
Convidamos a que se junte a nós, no fim de semana de 1 e 2 de Abril, para refletirmos sobre alguns dos grandes desafios da atualidade e assumirmos um papel ativo na resolução de problemas globais, através da elaboração de uma horta regenerativa.
Idade: todas
Preço: 15 € – 10€ para irmãos/familiares
Nota importante: Usar roupa e calçado confortáveis e para sujar.
Inscrições até 29 de Março.
Transferência bancária – IBAN Slow Movement Portugal:
0035 0120 0001 1875 5303 0
Solicitamos que nos envie o comprovativo de transferência para o seguinte email: comunicacaoslow@gmail.com.
Dinamizador: Telmo Fernandes, professor de 1º CEB e Matemática e Ciências Naturais do 2º CEB, terapeuta na área da saúde mental infantil e juvenil, participante em projetos de educação comunitária e educação não formal e ainda participante e promotor de projetos de permacultura.